quinta-feira, 2 de setembro de 2010

PROJETO EDUCAÇÃO ALIMENTAR






Dados de Identificação
Projeto: “Educação Alimentar”
Escola: Colégio Estadual Odila Gay da Fonseca
Professora: Soraya dos Santos Siviero
Componente Curricular: Ciências
Série: 8º

Objetivo:
- Compreender como ocorre a emulsão dos lipídios e a quebra das proteínas durante o processo digestório.

Habilidades/Competências:
- Identificar como ocorre o processamento dos lipídeos e das proteínas durante a digestão.
- Ter autocuidado na alimentação: equilíbrio e adequação de alimentos.
- Manusear materiais de laboratório e caseiros, afim de realizar experimentos.

Conteúdo:
- Produção e ação da bile.
- Enzimas proteolíticas.

Nº de aulas: 2 períodos.


Metodologia:
- Apresentação do assunto em sala de aula.
- No laboratório de ciências da escola. Realização do experimento para entender como atua a bile, com a construção de um relatório, em grupo.
- Na cozinha de casa, realizaram o experimento sobre a atuação de uma enzima digestiva. Elaboração de um relatório.


Recursos:
- Quadro, giz.
- Laboratório de ciências: 2 copos, 2 colheres, detergente líquido, óleo de cozinha.
- cozinha de casa: material de cozinha variado, clara de ovo cozida, suco de abacaxi fresco.










Avaliação:
Os alunos foram avaliados através da execução do experimento no laboratório de ciências, e com a construção coletiva de um relatório desse experimento, e também pelo relatório da experiência realizada na cozinha de casa. Culminando com um seminário para socialização dos resultados obtidos.

Fontes Consultadas
Canto, Eduardo Leite do. Ciências Naturais – Aprendendo com o Cotidiano. 8º ano. São Paulo: Modern a, 2009.

Dados de Identificação
Projeto: Educação Alimentar
Escola: Colégio Estadual Odila Gay da Fonseca
Professora: Soraya dos Santos Siviero
Componente Curricular: Ciências
Série: 8º ano

Relatório do Plano de Aula:
A experiência vivenciada foi além da expectativa. Todos participaram ativamente dos experimentos e buscaram explicações para aquilo que observaram, e, as discussões sobre o tema foram além dos limites da escola. O trabalho envolveu todos os tipos de comunicação, inclusive com a professora e a avaliação foi extremamente positiva.

Nenhum comentário: