sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Comentário Palaestra Prof. Dr. Pedro Demo

A palestra do prof. Dr. Pedro Demo apresentada no I Seminário de Políticas Públicas no PR, é direcionada para professores do ensino público, trata sobre temas importantes para a educação.
Inicialmente ele nos coloca uma pergunta: - O que é ser um bom docente?
Questão que para a maioria dos professores é fácil de responder e dificil de praticar.
O professor Demo expõe dados impressionantes sobre o ensino no Brasil, desde 1995 os alunos estão aprendendo menos a cada ano. A exigência dos 200 dias letivos significou mais aulas mas não mais aprendizado, pois aprender é produzir e não escutar. Outro fator importante é que nosso ensino ainda é calcado em dar aula, passar prova, etc. ... O professor ensina e o aluno aprende, isto na verdade não ocorre, já que aula é o que menos interessa na sala de aula.
Nossa educação está numa rota errada, não conseguimos formar pessoas que sabem pensar. Nossas instituições de ensino funcionam como no século passado. Impõe-se urgentemente uma mudança, um novo professor que seja autor para gerar alunos autores capazes de discutir, questionar e pesquisar.
O professor Demo afirma que aula não possue conhecimento e sim pesquisa. Neste ponto ele salienta a importância das novas tecnologias que são essenciais para que as pessoas possam ser autoras de seu conhecimento, isso em nosso país é colocado de lado. Por exemplo a criança não necessita estar alfabetizada para mexer no computador, ela faz isso naturalmente.
O uso da internet possibilita a autoria do aluno. Ele interage, não fica sentado quieto e não tem chefe, isto atrae a criança. A aprendizagem é situada e não como na escola onde ela é abstrata.
O novo professor deve ser capaz de inserir esta proposta de aprendizagem virtual, por exemplo trabalhar com blogs, pbwiki, onde todos constroem, opinam, logo é super pedagógico.
Outra questão comentada pelo professor Demo, que achei importante é que ensinar é resultado de aprender. Assim, o docente tem que ter tempo para estudar, não pode dar 8 horas aula por dia e ainda ser mal remunerado, não podendo adquirir nem mesmo o material necessário para se adequar a essas novas plataformas de aprendizagem. Temos que cuidar do professor.
Professor que aprende bem ensina bem, devendo ter consciência que sua tarefa não é transmitir conteúdo mas sim renovar, e quem aprende a pesquisar vai se inovando sempre. A aula deve ser de orientação, sugestão e informação. Somente assim o professor conseguirá manejar a autoria do aluno. Não deve ser uma aula professoral.
Todas essas questões abordadas são as que afligem e inquietam a maioria dos docentes mas também nos impelem a repensar nosso trabalho como educadores, a adotar novas tecnologias em sala de aula para formarmos gente que sabe pensar.

domingo, 5 de outubro de 2008

Ética nas escolas

Falar de ética para jovens é essencial, porém, poucas escolas desenvolvem algum tipo de trabalho nesse sentido.

No Brasil existe uma Ong, a Junior Achievement, que desevole um projeto em parceria com a Brasil Telecom para levar ética às escolas. O nome do programa é Vamos Falar de Ética. Vale a pena conferir!

Clique aqui para conhecer mais o programa.

Quem sabe se ensinarmos aos nossos jovens ética agora, teremos um mundo sem corrupção no futuro.